sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

O UNIFORME dos Escuteiros

Olá a todos,

Temos constatado que existem algumas irregularidades no modo como os nossos Escuteiros se apresentam fardados nos vários momentos da vida escutista do Agrupamento, quando o que se pretende com o uso do Uniforme é “todos estarem iguais”

Assim, a Direção do Agrupamento vem por este meio relembrar que é OBRIGATÓRIO o uso do Uniforme em todas as actividades, incluindo as reuniões. Pelo que se esclarece:

O Uniforme Oficial é composto por:
·        Cabeça:
Panamá branco
A cobertura para a cabeça não estava definida no nosso Agrupamento, mas faz parte do Regulamento de Uniformes do CNE, assim a Chefia decidiu que o panamá é de uso obrigatória para todas as secções, exceto a IVª.
·        Tronco:
Camisa
Camisola de lã, de cor azul-escuro, ou sweatshirt modelo oficial sem capuz

·        Pernas:
Calção ou Saia com cinto oficial
No caso do fardamento feminino a saia é aconselhada para dias de Cerimónia – por ex. promessas, procissões, dias solenes…
Relembra-se que não é permitido o uso de calças de ganga.
Meias brancas até aos joelhos e jarreteiras de lã, de cor azul-escuro
Relembra-se que apenas é permitido o uso de collants transparentes, não sendo permitidas as de cor.

·        Calçado:
Botas ou Sapato de Vela, de cor preta, castanha ou azul escuro
Relembra-se que os ténis não fazem parte do uniforme

O Uniforme de Manobra é composto por:
·        Cabeça: Panamá branco/ Boné oficial dos escuteiros marítimos
·        Tronco: T-shirt modelo oficial e sweatshirt modelo oficial com ou sem capuz  (salvo indicação contrária, poderão ser utilizadas t-shirts de outras actividades escutistas)
·        Pernas: Calção (preferencialmente) com cinto oficial, meias brancas até aos joelhos e jarreteiras de lã, de cor azul-escuro
·        Calçado: Botas ou Sapato de Vela, de cor preta, castanha ou azul escuro
Relembra-se que os ténis não fazem parte do uniforme, excepção feita a ténis outdoor nas cores acima indicadas

A definição do Uniforme a usar numa determinada circunstância, ressalvando o que atrás fica dito, é da competência da Chefia do Agrupamento ou do órgão responsável por determinada actividade, de modo a que todos os Escuteiros participantes dêem uma imagem de correcção e aprumo.


Nota: A opção pelo panamá está diretamente ligada a questão preço. No Depósito custam cerca de 6,5€, mas com o objetivo de conseguirmos um valor mais em conta, vamos explorar a possibilidade de comprarmos noutros locais. Assim pedíamos a que façam chegar à vossa chefia a vossa medida da cabeça para podermos iniciar a nossa prospecção”

Uma canhota

Sem comentários:

Enviar um comentário